Dicas: Como enfrentar o último ano.


Foto: Google

  2015 será um ano super corrido no tema "escola", pelo simples motivo de que estarei no terceiro ano do ensino médio e junto estarei fazendo cursinho pré vestibular, ou seja: Vai ser complicado. Qualquer um que ler esse post vai pensar que não é tão complicado assim entrar em uma faculdade, e não é mesmo, dependendo do seu curso e do seu esforço! Bem, esforço eu tenho, agora a nota de corte para o meu curso esta beirando os 700 de média, ou seja, estou morrendo de medo! Além de que: Na USP (Universidade de São Paulo) que é super perto da minha casa (Tipo no final da rua) ela é ótima a melhor do Brasil e a mais concorrida também.

Para você ter uma noção, foram mais ou menos 11.000 inscritos para as vagas de direito em 2014, sendo umas 600 vagas mais ou menos e apenas 1.400 passaram para a segunda fase da Fuvest (Dados do Curso Pré-Vestibular ETAPA Ana Rosa) e ao ver essa lista monstruosa de pessoas no cursinho, eu entrei em choque!!


Foto: Google

Medo de não conseguir: Obvio, se você ainda não esta no terceiro ano do ensino médio, pode ter certeza, que você ainda não sentiu o sentimento da maioria dos alunos que chegaram a essa fase: A maioria tem algo que eu batizei de "Medo de morar debaixo da ponte."que é basicamente o medo que você tem a todo momento ou segundo, acompanhado de pensamentos ruins sobre "Eu não vou conseguir" "São apenas 600 vagas" "Acabou, vou trabalhar com o que?" "Tentar tudo de novo?" acredite, eu tenho muito isso, tanto que a cada vez que eu vejo um comercial de faculdade na televisão ou no Blog, eu acabo surtando.

É, vamos aprender a superar isso juntos, certo? Então vamos lá!! Algumas frases que você vai escutar muito, principalmente se você vai cursar ou Direito, Engenharia ou Medicina.

1- "Só sobraram 30 vagas, você não vai conseguir" Essa resposta eu peguei em uma tirinha com o Homem de Ferro (<3) e eu achei demais (Tirinha aqui) "Eu só preciso de uma" é muito simples, se você ficar pensando "São 12 candidatos por vaga" "Apenas 600 para 11.000 pessoas" você vai ficar louco (a), então apenas pense "Eu não quero as 600 vagas, só quero a minha."

2- "Mas você estudou? É muito difícil entrar nessa faculdade." Como minha Mãe sempre diz: Nada é difícil antes de se tornar fácil. Simples assim. Apenas estude, faça sua parte, de o seu melhor, 100% de você, e tal matéria que você não domina você pode passar a dominar.

3- "Nossa você esta fazendo cursinho? Você vai mal na escola? Que coisa da gente burra." só eu que escutei essa frase linda no meu curso de Inglês? Sim, eu escutei! Uma menina virou para mim como se eu fosse um cachorrinho pedindo comida e disse que tinha pena de mim, porque eu ia mal na escola e precisava fazer cursinho. Ha ha ha ha ha eu riu na sua cara coleguinha! Não fique com essa de "Ai cursinho é para gente burra, que não estudou" que isso é a coisa mais ridícula do universo! Cursinho são para pessoas que querem ter certeza e confiança no que aprenderam, querem pegar sugestões, fazer reforços, se concentrar em uma matéria que não sabe tão bem ... São para pessoas que se dedicam e querem estudar, ué. 

4- "Essa faculdade é cara, você vai ter que ir muito bem no ENEM!" Olha, esse é meu maior monstro sabia? Sim, porque se eu não conseguir ir para a segunda fase da Fuvest, eu basicamente vou ter que fazer uma faculdade paga, só que como eu sempre gosto de complicar as coisas, eu não me encantei por nenhuma faculdade que eu pesquisei, apenas por uma a FGV, olha que legal né? Se você não conhece a Faculdade Getúlio Vargas, é basicamente a faculdade mais cara de São Paulo, com bolsas de estudo em Harvard para direito e quando você se forma você sai com dois diplomas o de Direito e o de ADM, ou seja ... Um sonho meu, mas o problema é: Ela esta em torno de R$ 5,000 Dilmas por mês ;( , sim é caro! Mas se você tem o mesmo problema que eu, se acalme. Hoje em dia, o Governo do Estado de São Paulo facilitou muito o acesso de faculdades caras para pessoas que precisam delas, então é só você se dedicar tentar uma nota boa e depois de inscrever em um desses programas.


Foto: Google
Dicas gerais
Okay, agora depois das respostas e de tirar alguns monstrinhos das suas cabeças, vamos as dicas simples:

Estude até ter certeza que você vai conseguir: Faça exercicios, estude em casa, faça o que precisar para você estudar, será um ano em que você pode esquecer baladas, amigos, ir ao banheiro ... A ultima opção é só caso você por tentar Medicina na USP, ai você para até de respirar fechou? ;)

Não se deixe abalar: Nossa, se você soubesse quantas pessoas vão tentar te colocar para baixo, tentar pisar em ti por querer um curso com notas de corte altas ou algo do tipo ... Vish!! Mas você precisa aprender e se superar todos os dias! 

Sem medo: Com medo as coisas pioram MUITO, acredite, MUITO! Então, apenas pense que uma daquelas vagas é sua, e pronto!

É isso pessoal, depois desse post, acho que você foi até estudar né?

3 comentários:

  1. Aqui em Portugal o sistema escolar é ligeiramente diferente, mas as dicas e o texto foram super válidos mesmo assim! Eu estou no 11º ano (que equivale ao 2º ano aí no Brasil) e já estou a ficar stressada com essa história de faculdade, com medo de não conseguir entrar na que eu quero e bla bla bla...
    "Eu não quero 600 vagas, só quero a minha!" e não é mesmo? Realmente essa frase dá que pensar!
    Adorei o post, e gostei muito do blog, vou seguir :))

    Beijo,
    http://diariodeumafricana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Òtimo texto viu, parabéns por dedicar um espaço no blog para tirar essas duvidas que com certeza muitas meninas tem, eu já sofri isso, no ultimo ano, ficava apavorada com o que ia ser de mim kkk mas tudo passou

    http://www.morenaemoderna.com/

    ResponderExcluir
  3. Entendendo bem o que você está passando é o meu último ano também no Ensino Médio, e só quem está nessa fase sabe exatamente a pressão e o esforço que temos que ter.
    Toda a sorte do mundo pra você e muito sucesso com o blog

    ResponderExcluir